A AGP é uma unidade executiva que tem o objetivo geral de planejar, executar, acompanhar, controlar e avaliar atividades relacionadas com a gestão e o desenvolvimento de pessoal, a gestão de compras, materiais, suprimentos e patrimônio, a infraestrutura física dos campi, a manutenção dos serviços de suporte administrativo e acadêmico, entre outras atividades correlatas.
São algumas das macro-atribuições da AGP:
- Coordenar as atividades-meio de gestão universitária;
- Promover a melhoria na qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e aos públicos-alvo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB);
- Elaborar estudos e proposições para a permanente adequação da sua estrutura organizacional;
- Promover a modernização administrativa da Instituição;
- Implementar programas específicos da AGP relacionados com as diretrizes globais da Universidade;
- Manter articulação com outras unidades internas e externas à UESB;
- Elaborar, de acordo com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional, a proposta orçamentária da Pró-Reitoria, em função dos planos, projetos e programas institucionais;
- Propor diretrizes para as ações administrativas relacionadas aos serviços gerais, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis da Universidade;
- Planejar e desenvolver projetos de edificações e infraestrutura;
- Cumprir e fazer cumprir as decisões dos órgãos colegiados superiores.
Em conformidade com o Plano de Gestão Renova UESB, bem como os objetivos do Eixo 7: Política de Valorização e Formação Humana, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UESB 2020-2024), a AGP tem a tarefa de:
– Elaborar uma política institucional de formação dos servidores técnicos e docentes da UESB.
– Proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores da UESB, visando promover o respeito humano, reconhecimento, garantias legais e condições para o desenvolvimento das atividades.
– Promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho como dimensão de valorização dos trabalhadores da UESB, por meio de um ambiente saudável, inclusivo, seguro e que favoreça o comprometimento organizacional.
– Construir uma cultura organizacional de conscientização, discussão e de auto avaliação, fortalecendo a avaliação de desempenho como uma prática regular na UESB em busca do amadurecimento crítico e corretivo das fragilidades encontradas.
– Aprimorar o atendimento administrativo aos servidores e setores institucionais, mediante racionalização de fluxos e processos, assegurando uma gestão estratégica de pessoal focada na valorização dos servidores e na qualidade dos serviços prestados
– Elaborar projeto visando implantar trabalho em rede;
– Promover eventos que fomentem a agregação e a participação intersetorial e intercampi;
– Padronizar processos de trabalho com a finalidade de unificar comportamentos organizacionais;
– Mapear e propor soluções para conflitos interpessoais e intersetoriais, nos campi da UESB;
– Implementar programas de desenvolvimento profissional, nos três campi;
– Disponibilizar informações na web;
– Implementar programas para promoção do bem-estar dos servidores;
– Implantar melhorias no processo de orientação aos servidores;
– Modernizar os sistemas de informação gerencial da UESB;
– Aperfeiçoar o processo de concessão de vantagens funcionais garantidas aos professores e técnicos;
– Elaborar estudos para ampliação dos quadros de servidores da UESB;
– Propor e implementar a gestão integrada de pessoal, materiais e informações;
– Estruturar o programa de segurança no trabalho;
– Incentivar a participação dos servidores em grupos de pesquisa e/ou de extensão;
– Criar condições para o desenvolvimento nas carreiras profissionais da UESB;
– Avaliar desempenho funcional dos servidores técnico-administrativos;
– Ampliar o uso de sistemas de informação para apoiar processos operacionais e decisórios;
– Oferecer oportunidade para Estágio na UESB;
– Aprimorar os procedimentos relativos ao ingresso e desligamento de pessoal;
– Propor novas parcerias com organizações públicas e privadas que possam ajudar no desenvolvimento da Universidade;
– Prestar apoio administrativo aos gestores da Universidade;
– Implantar a gestão de projetos para possibilitar o acompanhamento e a avaliação dos objetivos, metas e ações traçadas para a área de gestão de pessoas.
– Incentivar o uso da gestão do conhecimento para sistematização e disseminação do conhecimento produzido e acumulado no âmbito institucional
– Criar condições para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte e lazer na UESB.
Para dar cumprimento às suas atribuições, a AGP é composta pelas seguintes Unidades Estratégicas:
- Atuação na Área de Recursos Humanos: Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Gerência Técnica de Recursos Humanos (GETEC)